
Extra Lesson no Brasil

A história do Extra Lesson no Brasil está ligada aos passos profissionais de Maria Eugênia Obniski, que há 22 anos atrás teve a atitude pioneira de iniciar os estudos em Extra Lesson num pequeno grupo de professores e pais no Colégio Waldorf Micael de São Paulo. Com apoio da Federação de Escolas Waldorf no Brasil, do Colégio Micael e da Associação Tobias, veio ao Brasil em 2001 a terapeuta Mary Jo Oresti, mestra em Distúrbios de Aprendizagem, então professora na Escola Waldorf de Detroit, presidente da Association for a Healing Education, entidade mundialmente reconhecida pela formação de profissionais em Extra Lesson. Assim, foi iniciada a primeira turma da Formação Brasileira. Desde então, o curso já formou mais de 200 profissionais em Extra Lesson que levam seus saberes em apoio às necessidades especiais de aprendizagem.
Maria Eugênia Obniski - diretora da formação para Profissionais em Extra Lesson no Brasil
Pedagoga pela Universidade de São Paulo, especialista em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos, com Monografia apresentada em 2012 ao Departamento de Neurologia e Neurocirurgia - Disciplina de Neurologia Clínica / Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares, da Universidade Federal de São Paulo, título: “Terapia Quirofonética: uma proposta em Cuidados Integrativos”.
Certificada pela “Association for a Healing Education” no ano 2000 como Profissional de Extra Lesson nos Estados Unidos. É a Diretora Coordenadora da Formação de Profissionais de Extra Lesson no Brasil desde 2001.
É responsável pela revisão e publicação do livro, Método Extra Lesson – Recursos Especiais em Pedagogia Waldorf, volumes 1 e 2, Editora Antroposófica. Docente nos cursos de Extra Lesson nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Trabalhou como voluntária na Escola Waldorf de Detroit, atendendo crianças com dificuldades de aprendizagem em 1997 e 1998. Fez atendimentos de crianças com dificuldades de aprendizagem com o Método Extra Lesson no Ambulatório Didático e Social da Associação Brasileira de Médicos Antroposóficos de 2004 a 2007.
Coordenou o projeto piloto de atendimento em grupo de crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Associação Monte Azul em 2007.
Tem apresentado Estudos de Caso, Temas Livres e Aulas nos Congressos Brasileiros de Medicina Antroposófica, individualmente ou em equipes multiprofissionais, desde 2001.